The Dragon Lives Again / Deadly Hands of Kung Fu / Lee's Third Foot Awing the Gates of Hell (Li San Jiao Wei Zhen di yu Men, Hong Kong, 1977) - Chi Lo

(para pessoas normais)

★★★ (para amantes de filmes ruins)

Revisão deste clássico da lixeira cinematográfica. Daquelas obras que tu não para de exclamar 'wadafuck?' o tempo todo.

The Dragon Lives Again (como é mais conhecido), faz parte do ciclo de filmes de exploração que ficou denominado de brucexploitation. Quando o mito das artes marciais, Bruce Lee (1940-1973) faleceu, o cinema de artes marciais ficou abarrotado de "sósias" imitando-o (sósias entre aspas mesmo, pois alguns são tão parecidos com Bruce Lee quanto eu com Brad Pitt).

Aqui o 'astro' é Bruce Leong (nome artístico de Siu-Lung Leung, que teve mais de 70 filmes no currículo e apareceria até "Kung Fusão" do Stephen Chow), ele é o Bruce Lee em pessoa, que depois da morte vai para o inferno (detalhe: o ator não tem semelhança alguma com Lee, a explicação que dão é que depois da morte, as pessoas ficam diferentes!).


No reino das Trevas Lee acaba topando com figuras célebres como Drácula, Popeye (interpretado pelo Eric Tsang, frequentador assíduo de filmes de pancadarias), James Bond, Clint Eastwood, Emanuelle, Zatoichi, o boxeador de um braço só, o gafanhoto da série Kung Fu, e mais algum que não devo lembrar agora. Claro que todos interpretados por atores amadores, a maioria oriental (com exceção da Emanuelle, interpretada por uma tal de Jenny, e o James Bond, de costeletas, feito por um tal Alexander Grand). Temas de 007, Popeye e Ennio Morricone são usurpados e utilizados aqui sem alguma cerimônia.

Bruce Lee (???) ainda tem que enfrentar uma conspiração para derrubar o 'rei do submundo' (seria o diabo?), liderada por dois vilões denominados O Exorcista e O Poderoso Chefão (sim, o cara usa um corte de cabelo igual ao do Al Pacino).

Interpretações ruins, diálogos ridículos e roteiro inacreditável são coisas de praxe no mundo exploitation, sem contar cenários dignos de Chaves/Chapolin, mas aqui vira uma farra cinéfila para descobrir qual vai ser a próxima personalidade que vai cruzar o caminho de Bruce Lee no inferno!

Duas cenas de destaque: Bruce Lee enfrentando Drácula debaixo de um sol de rachar, e Bruce, com ajuda do Popeye e do gafanhoto, enfrentam uma turma de múmias.

Relaxe, abra uma cerveja e se divirta com essa tranqueira.

 


A cena do Popeye esmurrando múmias, para quem não acreditou no que leu:



Comentários