Dillinger – Inimigo Público N° 1 (Dillinger, EUA, 1973) – John Milius

 ★★★

Biografia romantizada do famoso assaltante de bancos John Dillinger (Warren Oates). O filme segue duas linhas narrativas, a vida de Dillinger, e a saga de Melvin Purvis (Ben Johnson), agente do FBI que sai caçando e matando friamente os assaltantes de bancos que cruzam seu caminho, enquanto espera a vez de mandar Dillinger para a vala.

Embora tome liberdades com os fatos, este filme, com um estilo seco e, em muitos momentos, semidocumental, tem uma brutalidade e cenas de tiroteio que mostram descendência do cinema de Sam Peckinpah, até pela presença de Warren Oates e Ben Johnson, atores da trupe de Bloody Sam.



Estreia na direção do roteirista John Milius, e aqui já dá uma prévia do que seria seu cinema: truculento, casca-grossa e longe de sutilezas.

Esqueça os rostinhos de galã de atores como Mark Harmon e Johnny Depp, Warren Oates, com seu rosto ‘duro’, é o ator mais parecido com John Dillinger nas telas. No elenco temos ainda, como Billie, a companheira de Dillinger, Michelle Phillips, ex-vocalista do The Mamas and the Papas e que comeu o pão que o diabo amassou quando casou com Dennis Hopper; e ainda um jovem Richard Dreyfuss como o irritadiço psicopata Baby Face Nelson, sem falar em Harry Dean Stanton, Geoffrey Lewis, John P. Ryan, Cloris Leachman, enfim, elenco fodástico.

Muito bom.



Comentários