Miracle Mile (EUA, 1988) – Steve De Jarnatt

 ★★★                                                                       

Pérola dos anos 80, Miracle Mile começa como um típico filme bobinho romântico estilo anos 80, e aos poucos vai se tornando uma caótica e sinistra ficção apocalíptica.

Harry Washello (o Anthony Edwards de A Vingança dos Nerds) é um tímido e boboca músico de uma big band, ele se apaixona por Julie (Mare Winnigham de O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas), uma garçonete que trabalha na lanchonete Fat Boy (uma referência do roteiro a Little Boy e Fat Man, as bombas de Hiroshima e Nagasaki).

Depois de um desencontro do casal, Harry vai tentar ligar para a amada em uma cabine telefônica na frente da lanchonete, é quando ele intercepta uma ligação alertando o fato de que os EUA teriam mandado mísseis para um país rival, e em retaliação, este país estaria mandando mísseis para onde Harry está, e que tudo irá pelos ares em torno de 70 minutos.



Nosso protagonista fica numa caçapa de bico, tentando alertar as pessoas, o que pode e acaba gerando o caos – ao contrário do hit recente Não Olhe para Cima, o que mostra que o povo era mais crédulo na época da Guerra Fria.

Harry tem pouco tempo para buscar Julie e chegarem até o topo de um prédio, de onde partirá um helicóptero que os levará para longe dali.

Uma das grandes sacadas do filme é lá pelas tantas chega o questionamento: e se tudo não passou de um trote? Harry criou um pânico generalizado gratuitamente.

O diretor Steve De Jarnett tinha escrito o roteiro há oito anos, nesse meio tempo, e quase virou o filme No Limite da Realidade, a famosa homenagem ao seriado Twilight Zone, até Spielberg embarcar na produção, transformando-o numa antologia de quatro episódios. De Jarnett teve resistir aos assédios dos estúdios, que queriam filmar seu querido roteiro com outro diretor, mas o cara conseguiu investir um dinheiro do bolso, uma produtora que o bancasse (a Hemdale) e voilá! O filme foi um fracasso. Curiosamente o filme ficou inédito nos cinemas daqui, mas o LP com a trilha sonora da autoria da banda alemã Tangerine Dream foi lançado no Brasil!



Nos anos 80, com a eminência de uma guerra nuclear, a paranóia gerou um monte de filmes apocalípticos como O Dia Seguinte, Catástrofe Nuclear e, vá lá, Mad Max (inclusive o longa anterior de Steve De Jarnatt, Cherry 2000 era uma cópia da franquia de George Miller. De todos esses exemplares, Miracle Mile é o mais leve, mas isto não significa que seja menos sombrio. Com momentos marcantes, como a cena do carro de polícia invadindo o shopping, o tumulto da população, com pessoas se matando e se pisoteando, até o final pessimista, que provavelmente deve ter sido o fator principal do fiasco nas bilheterias.

No elenco de apoio, caras conhecidas como a bela loira gélida Denise Crosby (Cemitério Maldito), o veterano John Agar (do clássico tranqueira The Mole People), o cara de mármore Brian Thompson (Stallone Cobra, O Exterminador do Futuro), Earl Boen (também da franquia O Exterminador do Futuro), etc.

O filme tem ainda alguns momentos bobocas e um visual brega style 80 dos mais datados.

De qualquer forma é um filme curioso e que merece ser conhecido.

 


Comentários

Postar um comentário